Uma auditoria é sempre o ponto de partida em SEO, pois para acertar na priorização é preciso ter visão de conjunto.

Eric Apesteguy

Auditorias de SEO

Uma auditoria SEO (otimização para motores de busca) é uma análise projetada para compreender as razões do mau posicionamento, falta de tráfego e/ou vendas, de um site nos mecanismos de pesquisa.

Ela permite o entendimento e visão de conjunto no intuito de identificar oportunidades de melhoria e otimização do seu site. Como também compreender o momento e alinhar com os recursos disponíveis.

É uma etapa inicial crucial de uma consultoria de SEO, como também pode ser realizada várias vezes a qualquer momento ao longo dela.

Se trata de um serviço avulso e pontual, com duração predefinida de em média um a três meses, dependendo do tamanho do escopo e site(s) / plataforma(s) a serem analisados. Geralmente considerada técnica, a auditoria de SEO quando executada de forma completa pode também incluir conteúdo e backlinks.

Auditoria técnica de SEO

Ela é uma auditoria de necessidade prioritária, o processo de executar um site em vários testes e ferramentas diferentes, para ajudar a mapear e destacar os possíveis problemas, pontos falhos e gargalos técnicos, a serem trabalhados e resolvidos na base da pirâmide.

Muitos deles serão importantes, embora alguns permitirão ganhos mais rápidos. As prioridades dependerão do seu site, negócio e contexto, sendo que uma boa priorização dependerá essencialmente da experiência do especialista em SEO e das ferramentas conhecidas e empregadas por ele.

De forma geral, a lista de tarefas (backlog) será priorizada com base nos seguintes fatores:

  • O impacto ou a importância do problema;
  • O impacto potencial em não fazer nada;
  • A facilidade de implementação da correção;
  • O possível aumento de tráfego da correção;
  • O possível impacto no tráfego em não haver correção;
  • A possível relação com outras correções (efeito cascata);
  • O quão importante é a área, em comparação com outras questões.

A auditoria técnica de SEO deve ser executada regularmente (se tornar procedimento rotineiro), para ajudar a garantir uma compreensão completa e evolutiva de um site, e é de extrema importância também para auxiliar na hora de uma migração de site.

Auditoria de conteúdo

Ela é muito importante, porque sem gestão de conteúdo adequada e inteligente, seus esforços técnicos podem ser insuficientes para alcançar resultados e expectativas.

Essa auditoria analisa todo o conteúdo disponível; formatos, tipos, meta dados, assim como sua arquitetura e taxonomia, como ele está sendo gerenciado como um todo e se necessita de limpeza.

É também uma análise que permite entender se sua estratégia de conteúdo e marketing de conteúdo estão de fato alinhados com sua gestão e operação.

Auditoria de backlinks

Por fim, uma análise do seu gráfico de link pode ser bem interessante se quiser entender o tamanho da lacuna que você tem nesse ponto em relação a competição.

Como também pode ser primordial numa situação de emergência em que você viu uma queda acentuada no tráfego ou penalidade manual do Google, caso você tiver muito backlinks de baixa qualidade apontando para seu domínio.

Relatório de auditoria

O entregável de uma auditoria SEO é um extenso relatório sobre os pontos analisados em função do escopo definido e as soluções preconizadas.

Os dados coletados informam o próximo passo a ser seguido para melhorar seus resultados orgânicos nos mecanismos de pesquisa. As soluções sugeridas irão sintetizar esses dados e torná-los acionáveis para ajudar no alcance de metas.

Em caso de continuação do trabalho sob a forma de uma consultoria mensal com elaborando uma estratégia SEO ampliada e duradoura, esse relatório de auditoria serve de base para o roadmap SEO e constitue o primeiro passo imprescindível para qualquer consultoria SEO.

Projetos relacionados

Perguntas frequentes

O que é uma auditoria?

É uma análise documentada realizada por um ou mais especialistas externos, com olhar imparcial e independente, sobre um aspecto específico do negócio no intuito de entender e melhorar o funcionamento dele.

O que é uma análise de site web?

É um processo de auditoria geral que permite avaliar o nível de maturidade de um site web. Seu objetivo é identificar pontos de desempenho, design, qualidade, segurança, etc. que impactam um site web.

O que é um relatório de auditoria?

O relatório de auditoria é um documento que formaliza os resultados da auditoria no final da missão de análise e avaliação. Esse relatório atesta, ou não, da conformidade do site web com as diretrizes em vigor e fornece recomendações de melhorias.