SEO é meio ciência, meio arte, uma ciência social, uma estratégia empresarial de otimização.

Eric Apesteguy

Planejamento estratégico

Não existe receita de bolo, nem estratégia de SEO milagre que se aplicaria a todo tipo de sites e negócios de forma padrão. É necessário analisar e planejar para definir estratégias e metas de curto, médio e longo prazo.

Existem vários fatores que podem influenciar essa estratégia, e por isso ela deverá sempre ser criada sob medida e corretamente orientada para trazer resultados que façam sentido para o seu negócio.

O primeiro deles, é de saber se seu site já existe ou se ele ainda é um projeto que será construído com uma arquitetura já voltada para SEO e otimizado logo de início.

O segundo caso é o cenário ideal, mas nem todas são as empresas com essa visão e recursos apropriados.

Geralmente o site já existe e para otimizá-lo, é preciso analisar fatores como:

  • O tipo de site e plataforma

    (eCommerce, notícias, marca, etc.)

  • A força do site

    (tamanho, idade, autoridade, etc.)

  • O setor da economia, indústria,

    ramo de atividade e nicho

  • A competição,

    estado e nível dos concorrentes

  • O mercado,

    local ou internacional

  • Os objetivos de negócios (metas

    e expectativas de resultados)

  • O orçamento e recursos,

    em relação aos objetivos

Analisamos e desenvolvemos uma visão holística dos negócios da sua empresa e dos diferentes elementos do seu site para criar uma estratégia de SEO objetiva e de alto desempenho, onde se torna possível identificar, entender e priorizar o que mais importa e traz resultados.

SEO SWOT

Nossa análise estratégica começa junto a você.

Afinal, quem conhece melhor o seu mercado do que o próprio cliente?

Uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) de SEO permite recolher dados fundamentais, além do seu conhecimento, experiência e íntima percepção sobre seu negócio.

SEO SWOT

Esse documento auxilia na definição de objetivos, entender sua percepção em relação ao seu site e posicionamento na internet, quais são os tópicos principais, os ativos digitais, a composição da audiência, os concorrentes da indústria, o nível de conformidade do site com às diretrizes de qualidade do Google, etc.

Definição de objetivos

É imprescindível definir claramente seu objetivo principal de SEO, e alinhá-lo com os objetivos da sua organização. Independentemente do tamanho da empresa e do plano, é fundamental que o especialista ou equipe de SEO crie uma estratégia alinhada com a estratégia da sua empresa como um todo.

Como também é importante conhecer os objetivos de cada departamento (marketing, comercial, redação, tecnologia, inteligência, etc.) e colaborar com cada um deles numa estratégia abrangente que possa criar uma dinâmica de SEO virtuosa e benéfica para todos.

Uma estratégia de SEO deve ser pensada de forma holística e incorporar o SEO nas atividades diárias de construção da sua marca e produto

Eric Apesteguy

Objetivo principal

Como definir seu objetivo principal e até onde sua empresa é capaz de medir os esforços de SEO?

É comum considerar que um aumento no tráfego orgânico é resultado de um bom trabalho de SEO. Embora seja positivo, uma empresa deve se preocupar mais com a forma como esse aumento no tráfego orgânico afetou metas mais amplas (comerciais, branding, etc.). Por isso, o objetivo principal precisa ser claro e mensurável.

De modo geral, existem dois tipos de objetivo principal:

  • Objetivo de tráfego:

    Típico de site de notícias, portais de conteúdo, blogs, etc. que monetizam com publicidade.

    Ou quando outro tipo de empresa (ex: eCommerce) já possui outras frentes, como UX (User Experience) ou CRO (Conversion Rate Optimization), e onde o SEO foca em geração de tráfego.

  • Objetivo de conversão:

    Quando o objetivo principal é de medir o impacto do tráfego nas conversões e/ou receita.

    Vários tipos de conversões podem ser consideradas, uma venda, a captação de um contato, etc.

    Para tal, sua empresa precisa estar na capacidade de medir claramente as conversões.

É sempre bom não esquecer que o SEO, antes de qualquer coisa, tem o potencial de ser o principal método de aquisição de tráfego digital e clientes para a sua empresa, mas que não pode ser responsabilizado por fatores externos. É preciso aceitar e medir o impacto das muitas outras variáveis, além do SEO, podendo afetar as conversões (ex: preço, atendimento, servidor, concorrência, mudanças de algoritmo, etc.).

Seu objetivo principal precisa ser S.M.A.R.T. (Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante, Prazo):

  • Específico: simples, sensível, significativo;
  • Mensurável: significativo, motivador;
  • Alcançável: acordado, atingível;
  • Relevante: razoável, realista, com recursos necessários e com base em resultados;
  • Prazo: baseado no tempo, limitado no tempo e custo, feito a tempo, sensível ao tempo.
SEO SMART

Análise de mercado

A análise do seu mercado é fundamental.
Para ajudar a entendê-lo, existem institutos e pesquisas de mercado que trazem dados essenciais para ter uma visão e entendimento global a respeito dele.
Em relação ao Google, e aos mecanismos de pesquisa, usamos ferramentas que trazem dados e indicadores macroeconômicos.

Podemos analisar o tamanho do seu mercado nas pesquisas do seu país e no exterior por exemplo, assim como as principais tendências e “insights” dele ou ainda quais são os canais que melhor convertem nele.

SEO é um processo contínuo, é importante manter em mente que seu mercado hoje nos mecanismos de pesquisas nem sempre será idêntico. Seu mercado e as vontades do seu público estão sempre evoluindo, assim como as políticas e o algoritmo do Google.

O próprio Google está presente com seus produtos de diversas formas em várias verticais (vídeos, imagens, notícias, shopping, mapas, voos, hotéis, pedidos de comida, livros, etc.) e pode desenvolver, canibalizar e/ou dominar o seu mercado, através das pesquisas relacionadas a ele.

Monitorar seu mercado nos motores de buscas e no Google permite antecipar ou reagir de forma mais ágil a mudanças e novidades, para manter sua empresa sempre ao topo, nas pesquisas e além.

Análise de público

Para conhecer e entender melhor seu público alvo, você pode, em primeiro lugar, usar os dados disponíveis da sua empresa. Ferramentas como o CRM, as redes sociais, Google Analytics ou o SAC da sua empresa ajudam a entender melhor o perfil dos usuários navegando no seu site.

Seguem exemplos de informações demográficas, geográficas, de interesses e comportamento e tecnológicas:

  • Gênero;
  • Idade média;
  • Localização e idioma;
  • Grau de escolaridade;
  • Classe social;
  • Poder aquisitivo;
  • Hábitos de consumo;
  • Tecnologias empregadas (dispositivos, navegadores, etc.);
  • Etc.

Em seguida, você pode segmentar seu mercado, definindo e representando quem são suas “Buyer Personas”, arquétipos de clientes e consumidores baseados em dados reais.

Quanto maior o conhecimento sobre seu público, melhor ficará a sua estratégia de SEO.

Análise de concorrência

Quem são seus verdadeiros concorrentes nos mecanismos de pesquisa?
Existem vários tipos de concorrentes na sua indústria e mercado, como nas pesquisas.

Concorrentes da indústria

São aqueles do seu setor, que você já conhece e com os quais gostaria de competir de maneira mais eficaz. Geralmente, são sites com tópicos, produtos ou serviços parecidos com os seus, mesmo que com algumas diferenças e especificidades.

O seu público-alvo pode também ter em mente esses concorrentes, e suas marcas. Aconselhamos selecionar pelo menos três concorrentes da indústria para análise.

Concorrentes de pesquisa

Na busca orgânica, é preciso analisar sob um ângulo puramente SEO quais sites estão bem posicionados nas palavras-chave do seu negócio. Pode ser um concorrente direto, como também players indiretos de amplitude maior (ex: marketplaces, generalistas).

Os concorrentes nas pesquisas nem sempre se encaixam em um mercado ou nicho, mas precisam ser monitorados. Para tal, usamos ferramentas especializadas e podemos identificar também quem está investindo em anúncios pagos (Google Ads) e comentários sobre a sua marca nas redes sociais, fóruns e blogs.

Aspirantes a concorrentes

SEO sendo um processo contínuo, guarde em mente que seus concorrentes de hoje nem sempre serão aqueles de amanhã. Revisamos sua lista de concorrentes regularmente a atualizamos sua estratégia em função.

O que fazemos quando a competição é feroz?

  • Internamente, avisamos e definimos as expectativas certas, que levam em conta o nível de competição real do mercado nos mecanismos de pesquisa;
  • Buscamos um posicionamento, quando for possível e sempre dentro do seu mercado, em nichos ou sub-nichos interessantes, no intuito de contorná-la;
  • Identificamos pontos fracos dos concorrentes, e analisamos se é possível tirar proveito deles;
  • Atacamos palavras-chave altamente segmentadas (cauda longa) e com potencial de conversão.

Benchmarking Internacional

Em relação aos seus concorrentes será preciso identificar, comparar e mapear lacunas e deficiências.

Realizamos esse tipo de estudos em vários idiomas (português, francês, inglês, etc.) e vários países e mercados para:

  • Descobrir e comparar o nível de recursos que eles investem em SEO;
  • Analisar os seus recursos técnicos de site, plataforma e infraestrutura;
  • Analisar a Arquitetura da Informação dos seus sites;
  • Analisar o conteúdo, tópicos e palavras-chave deles;
  • Analisar os seus perfis de backlinks (gráfico de links).

Roadmap SEO

O roadmap (roteiro) de SEO é um documento estratégico que costuma ser criado no final de uma análise estratégica e auditoria de SEO completa do site.

 

Ele se compõe para cada tarefa de uma descrição detalhada, resultados esperado, priorização e tempo estimado de execução, recursos necessitados e de um cronograma.

Quanto mais paciência sua empresa investir para analisar profundamente o cenário inicial, melhor será sua visão holística e consequentemente, a elaboração do seu roadmap de SEO, estratégia e tomada de decisão.

Priorizando melhor e evitando qualquer tipo de retrabalho acabará ajudando na identificação de possíveis “quick wins” (ganhos rápidos), acelerando e escalando assim sua estratégia de SEO na fase de execução.

Infográfico

Infográfico Estratégia SEO

Estratégia SEO

Serviços relacionados

Projetos relacionados

Perguntas frequentes

O que é uma estratégia de marketing?

Uma estratégia de marketing é um processo de estudo e reflexão levando a elaboração de um plano de ação coordenado implementado a médio ou longo prazo por uma empresa para atingir seus objetivos comerciais e de marketing. Ela visa o alinhamento da oferta com a demanda e é um dos componentes da estratégia de negócios.

Qual a diferença entre tática e estratégia?

Táticas são focadas em fazer (ação) as coisas corretamente, a estratégia, em realizar a coisa certa (intenção). Em outras palavras, a tática permite ganhar uma batalha, a estratégia vencer a guerra. Embora interdependentes, as duas coisas são diferentes em termos de tempo e visão.

Como criar uma estratégia de SEO?

Para criar uma estratégia de SEO, é preciso definir seus objetivos, analisar seu mercado, público e concorrência, realizar um estudo lexical e semântico do seu universo, uma auditoria técnica e do gráfico de links do seu site, para em seguida, estabelecer um plano de ação que servirá de roteiro sequencial ou roadmap.