O Google só te ama quando todo mundo te ama primeiro.

Wendy Piersall

Sinais sociais

Em 2010, o Google confirmou oficialmente que links compartilhados no Facebook e Twitter eram usados ​como sinais de classificação. A partir de 2014, declarou que não era mais o caso.

Embora o Google não considere os sinais sociais como fatores oficiais e diretos de posicionamento, isso não significa que eles não afetam as classificações. Eles influenciam de forma indireta, até porque eles são uma medida de popularidade incontornável na web e já foi comprovado por vários estudos sérios que a correlação entre sinais sociais e posições nos resultados de pesquisa é extremamente alta.

Os sites com melhor classificação no Google geralmente exibem muito mais sinais sociais do que os outros e embora correlação não implica necessariamente causalidade, não podemos negar tampouco que existe algum tipo de impacto.

Sinais sociais acontecem quando as redes sociais impactam:

  • Link Building

    Quanto mais divulgação nas redes sociais você tiver, mais chances você terá de conseguir backlinks para seu site

  • Pesquisas de marca

    Aumentar o número de pesquisas vindas do Google reforça seu Branding e Autoridade no Google como diminui sua taxa de rejeição

  • Audiência

    Virar famoso nas redes sociais aumenta sua credibilidade e as probabilidades dos usuários clicarem nos seus resultados orgânicos ao invés de clicar nos dos outros (concorrentes)

  • Velocidade de indexação

    Dependendo do tipo e tamanho de site, a frequência de rastreamento e consequente velocidade de indexação varia muito. Publicar nas mídias sociais pode ajudar a acelerar esse processo

SERP Domination

“SERP Domination”, ou dominação da SERP (Página de Resultados de Mecanismo de Pesquisa), é basicamente o fato de conquistar todas as posições (ou quase) da primeira página para dominar um assunto.

 

Contudo, sendo que o google prefere mostrar um domínio específico apenas uma vez na página de resultados de pesquisa, as marcas não podem contar somente com o site para dominar a primeira página de resultados.

Para conseguir conseguir cobertura adicional e dominar toda a primeira página, marcas podem criar várias páginas nas redes sociais (Linkedin, Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, etc.), assim como canais de vídeos (Youtube, Vimeo, Dailymotion, etc.), contas de aplicativos (Google Play, AppStore), cadastro no Perfil da empresa no Google (pacote local), etc.

Meta tags sociais

As meta tags sociais servem para personalizar a forma como seu site é exibido em plataformas sociais. Através de uma imagem, título e descrição sob medida, você consegue melhorar o engajamento, sua visibilidade e consequentemente, seu tráfego.

De novo, isso não tem um impacto direto no SEO, mas sim indireto. Pois se suas publicações se tornam mais envolventes, clicáveis e compartilháveis, a consequência disso é que você acaba atraindo mais sinais sociais, backlinks, etc.

As principais meta tags sociais são:

Meta Tags Sociais

Outro motivo interessante para não deixar de usar essas meta tags sociais, é que o Google usa esses dados como alternativa quando não consegue encontrá-los de outra forma no seu site.

SEO em Redes Sociais

O SEO, ou otimização para motores de busca, não se limita ao Google.

Além dele, qualquer mecanismo de pesquisa, como a pesquisa interna de uma rede social, site ou marketplace (ex: MercadoLivre ou Amazon) pode ser otimizado. É importante não esquecer desse ponto, pois dependendo do seu negócio, pode fazer toda a diferença.

No caso das redes sociais, otimizar para cada mecanismo de pesquisa interno significa entender do funcionamento do algoritmo em cada rede. O objetivo sendo de se posicionar bem dentro quando alguém pesquisar por sua marca ou palavras-chave do seu negócio.

Redes Sociais e SEO

Mas afinal, quais são as melhores redes sociais para SEO e porque?

Qualquer rede social pode ter algum valor para melhorar seu SEO, a partir do momento que seu público se encontra por lá, e que existe tráfego em potencial para seu negócio. Veremos à seguir aquelas do próprio Google ou que são as mais favorecidas de alguma forma por ele.

Perfil da empresa no Google

Quem ainda lembra do Google+? Uma tentativa fracassada do Google de criar uma rede social, que acabou sendo desativada em abril de 2019.

 

Por outro lado, o Google também criou o Perfil da empresa no Google (antigo Google Meu Negócio) em 2014 e ele não parou de crescer desde então.

O GMB não é exatamente uma rede social, ele é uma mistura de diretório de negócios geo-localizado (Google Maps) onde você pode apresentar seus produtos e/ou serviços, com fotos, vídeos, etc. e que possui funcionalidades sociais (publicação de conteúdos, perguntas e respostas, avaliações, troca de mensagens).

Ele é um perfil de negócio para você mostrar a ficha da sua empresa diretamente na pesquisa do Google. O que é extremamente relevante para seu SEO Marketing e SEO Local, assim como para interagir diretamente com seu público. Ele pode aparecer tanto do lado direito dos resultados no desktop (resultado aprimorado “Empresa Local” do gráfico de conhecimento da marca), quanto no feed dos resultados principais, via o chamado “Pacote Local”.

Youtube

O YouTube, além de ser o segundo maior mecanismo de pesquisa depois do Google, pode também ser considerado uma rede social. Isso porque apesar de estar focado puramente em vídeos, o usuário de vídeos pode se logar, avaliar, comentar, seguir e compartilhar.

 

Os criadores de vídeos ainda podem criar canais em torno dos seus assuntos favoritos, engajar e construir comunidades.

Pelo fato de pertencer ao Google, há uma percepção que o Google favorece o conteúdo do YouTube acima de outras plataformas de vídeos nos resultados de pesquisa e principalmente nos carrosséis de vídeos (um estudo descobriu que 83% dos vídeos no carrossel de resultados de pesquisa vêm do YouTube).

Seja por isso ou pelo simples fato que o Youtube é a maior plataforma de vídeo da Internet ou a mais otimizada em termos de SEO, a criação de vídeos e sua presença por lá pode se tornar bem relevante para melhorar sua visibilidade no Google.

Twitter

Google e Twitter possuem uma parceria de integração desde 2015.

 

O Twitter é a única rede social que tem seu próprio carrossel nos resultados de pesquisa. Isso tornou o Twitter uma plataforma incontornável para as empresas aumentarem sua visibilidade no Google.

Infográfico

Infográfico SEO e Redes Sociais

SEO e Redes Sociais

Serviços relacionados

Projetos relacionados

Perguntas frequentes

O que são sinais sociais?

Sinais sociais são informações que fornecem, direta ou indiretamente, informações sobre interações, emoções, relacionamentos e comportamentos sociais.

O que é o Perfil da empresa no Google?

O Perfil da empresa no Google (antigo Google Meu Negócio) é uma ferramenta gratuita e de uso fácil que permite para empresas o gerenciamento da sua presença na pesquisa do Google e no Google Maps.

Qual a diferença entre mídias sociais e redes sociais?

A mídia social é uma plataforma para transmissão de informações, um canal de comunicação, enquanto a rede social é uma plataforma para a comunicação mútua, bidirecional.