Focar na qualidade acima da quantidade, é o que pode ajudar a proteger seu site conforme o Google se atualiza.

Adam Riemer

Gráfico de link

O Google crie um repertório e avalie a confiabilidade, relevância e naturalidade dos backlinks e seus respectivos domínios, de forma holística, no intuito de verificar a conformidade deles com suas diretrizes de qualidade. É o que chamamos de Gráfico de link.

O gráfico de link afeta a posição do seu site na pesquisa, sua autoridade e ajude a avaliar a qualidade geral de um site. Ele ajuda nas classificações dos resultados, pois os links são considerados como votos e endosso para um site.

O Google concentra seu algoritmo em encontrar e recompensar links de alto valor e descobrir e penalizar sites que executam táticas de SPAM, como truque para manipular o PageRank e a classificação nos resultados de pesquisa de forma não natural.

O gráfico de link é avaliado tanto a nível de domínios de referência, quanto a nível dos próprios backlinks individualmente. Quanto mais domínios e backlinks confiáveis compõe seu Perfil de Backlink, mais alta será a classificação e maior será a autoridade do seu site.

Análise de backlinks

Para analisar um gráfico de link, existem várias ferramentas. A mais óbvia de todas é o próprio Google Search Console, e sua aba “Links”. A ferramenta traz uma boa lista de links externos com os principais sites com backlinks apontando para o seu site. Contudo, apesar de ser um bom ponto de partida, esse relatório é bastante limitado.

Por isso, a indústria de SEO desenvolveu várias ferramentas para rastrear a internet e criar seus próprios índices de backlinks encontrados. Segue uma lista das mais famosas do mercado e suas respectivas métricas:

Ferramentas de análise de backlinks e suas métricas

Sendo que cada uma dessas ferramentas possui seu próprio índice de backlinks, suas próprias métricas, e que nenhuma delas é perfeita, para um bom monitoramento e análise do seu gráfico de link, costumamos usar várias e cruzar dados.

E para auditar e analisar o contexto de cada backlink de forma correta, existem muitos fatores. Sendo os principais:

Contexto e análise dos backlinks

Remoção e rejeição

Uma vez coletados os domínios e backlinks apontando para seu site, analisado cada um deles e separado o joio (tóxicos) do trigo (qualidade), será preciso remover ou rejeitar os links tóxicos, aqueles que o Google pode considerar como criados para manipular o algoritmo PageRank.

Para saber se um link é de qualidade ou não, verificamos se ele se enquadra numa das várias técnicas consideradas esquemas de links, conforme descrito nas diretrizes de qualidade do Google.

Tendo isso claro, ainda precisaremos:

 

  • Entrar em contato com o proprietário do site de referência e pedir que ele remova o link;
  • Ou, enviar o link para a lista de rejeições que será, em seguida, exportada para a ferramenta oficial de rejeição do Google.

SEO negativo e penalidades

Porque é tão importante monitorar e cuidar do seu gráfico de link?

SEO Negativo

O SEO negativo é basicamente qualquer tipo de prática maliciosa que visa sabotar suas classificações nos mecanismos de pesquisa. Existem diversos tipos de ataques (site hackeado, avaliações falsas, etc.) e algumas podem ser realizadas a partir de backlinks como por exemplo:

  • Construção de backlinks tóxicos em domínios de baixa qualidade (fazendas de links, PBNs, sites porno, etc.) e usando textos âncora indesejados apontando para o site da vítima;
  • Remoção de backlinks de qualidade de um site enviando falsas solicitações de remoção para os webmasters.

Contudo, os algoritmos do Google, na maioria dos casos, preferem neutralizar o impacto do spam em vez de penalizar. Então, antes de concluir a um ataque de SEO negativo, será preciso analisar.

Ademais, esse tipo de problema nem sempre vem de ataques de SEO negativo e pode ter sido criado antes. Talvez por um “especialista” em SEO que trabalhou no passado para a empresa, e que achou inteligente criar um monte de backlinks de baixa qualidade para conseguir resultados rápidos mas que não se sustentam.

O SEO negativo como a incompetência de certos “profissionais” de SEO são algumas das razões pelas quais você precisa monitorar e manter seu gráfico de link num nível de qualidade satisfatório.

Penalidades

Uma penalidade pode ser de tipo:

  • Algorítmico
  • Manual

Algorítmicas

As penalidades algorítmicas são dadas pelos algoritmos do Google que verificam os sites com frequência e de forma automática em relação a algumas regras predefinidas.

Manuais

Penalidades manuais são aplicadas por funcionários do Google depois de auditar seu site e verificar a sua não conformidade com às regras preestabelecidas.

Penalidades também podem ter vários motivos. De forma geral, o motivo para punir um site é sempre o descumprimento da alguma diretriz para webmaster do Google. Contudo, em relação aos backlinks, o Google Penguin foi a atualização do algoritmo que se concentrou nessa parte até ser incorporado ao algoritmo principal.

Infográfico

Infográfico Auditoria de Backlinks

Auditoria de Backlinks

Serviços relacionados

Projetos relacionados

Perguntas frequentes

O que é um backlink?

Um backlink, também conhecido como inbound link, corresponde simplesmente a um link que aponta de volta para o seu site a partir de outro site ou comunidade de mídia social.

O que é o gráfico de link?

O gráfico de link (Link Graph), ou perfil de backlink (Backlink Profile), é basicamente o inventário quantitativo e qualitativo dos links que apontam para seu site.

O que é o Trust-Ratio?

É a relação entre as métricas “Citation Flow” (CF) e “Trust Flow” (TF) da ferramenta Majestic. A ideia é que se o seu CF (quantidade de links) for muito maior do que o seu TF (qualidade dos links), é provável que seu gráfico de link seja de baixa qualidade.