O SEO técnico está na base da pirâmide, imprescindível para potencializar seus esforços de conteúdo e marketing.

Eric Apesteguy

SEO Técnico

As técnicas de SEO (otimização para motores de busca) são de todos os tipos. Analisaremos aqui aquelas com objetivo principal de melhorar a integração do seu site em relação aos mecanismos de pesquisa, do ponto de vista técnico.

 

O SEO técnico trata de mapear, consertar e melhorar diversos pontos falhos de tecnologia. Isso passa principalmente pelo rastreamento, indexação, desempenho (velocidade) e segurança do seu site.

Além desses elementos, existem também outros aspectos de SEO considerados técnicos como:

Rastreamento

Otimizamos o rastreamento com objetivo principal de garantir a descoberta e indexação das suas páginas pelos robôs dos motores de busca. Isso acontece, por exemplo, quando esses robôs seguem um link de uma página conhecida para uma nova. Depois que o novo URL de uma página é descoberto, os robôs rastreiam (visitam) a página para entender o que há nela.

Em seguida a página é renderizada pelos robôs que analisam seu conteúdo texto e visual, assim como outros fatores. A partir daí, será decidido se a página será indexada ou não num primeiro momento. Ou seja, se o seu site não for rastreável, pode ser que ele nem chegue a ser indexado.

Além da arquitetura que precisa ser bem pensada e planejada para facilitar o rastreamento, existem diversos elementos técnicos que precisam ser verificados e otimizados em termos de rastreabilidade, como:

  • Menus e navegação facetada

  • Paginação e rolagem

  • Canonização

  • Malha interna de links e páginas órfãs

  • Link tags (alternate, hreflang, etc.)

  • Respostas servidor (erros, redirecionamentos, etc.)

  • Conteúdo duplicado, fino e canibalizado

  • Robots.txt

  • Sitemaps XML

  • Ferramenta de configurações da taxa de rastreamento

Existem também vários tipos de rastreadores, para mobile, desktop, imagens, vídeos, notícias, etc.

Cota de rastreamento

Para site médios ou grandes (à partir de 10.000 páginas únicas) existe um conceito importante chamado “crawl-budget” ou cota de rastreamento, que precisa ser levado em conta. Essa cota representa todos os recursos que o rastreador dedicará a exploração do seu site. Ela se determina calculando o ratio entre sua taxa de solicitações de rastreamento e o número de páginas do seu site.

Apresentar aos robôs apenas páginas indexáveis ​​e de qualidade, e limitar o desperdício de recursos técnicos do lado deles, permite otimizar o rastreamento do seu site. A ideia consiste em otimizar e direcionar ao máximo possível sua cota de rastreamento em direção à exploração de páginas interessantes do ponto de vista do seu negócio, como limpar o índice do motor de busca de páginas indesejáveis (quebradas, vazias, duplicadas, etc.).

Profundidade de rastreamento

Outro elemento importante a manter em mente na hora de otimizar seu rastreamento é a questão do profundidade. Ou seja, o número de cliques (ou links) necessários para acessar uma página.

Seja por meio da navegação do site a partir da página inicial, ou de outros mecanismos (tags, pesquisa interna, etc.), o ideal para que uma página seja bem rastreada, é que ela seja acessível à uma profundidade de no máximo 3 ou 4 cliques (e links). Senão for o caso, o rastreamento dessas páginas poderá se tornar mais aleatório.

Indexação

A indexação do seu conteúdo é determinada por algoritmos que consideram a demanda do usuário e as verificações de qualidade das suas páginas. Quanto melhor o mecanismo de pesquisa entender o site, melhor ele conseguirá levar seu conteúdo até pessoas que estão à procura dele.

Durante a indexação, os mecanismos de pesquisa tentam dar sentido às informações produzidas pela fase de rastreamento. Com o processamento de cada página para entender o conteúdo textual, as principais tags de conteúdo e atributos, imagens, vídeos e muito mais, os robôs determinam o que essa página é e se ela pode e merece ser incorporada no índice. E para aquelas já indexadas, se merecem uma atualização.

É nessa fase que a autoridade de um URL e a relevância para as consultas são determinadas.

Para melhorar sua indexação, existem técnicas como por exemplo:

  • Meta Robots / X-Robots-Tag;
  • Dados estruturados.

Dados Estruturados

Os dados estruturados são um formato padronizado do Google. Eles são de vários tipos e auxiliam os rastreadores dos mecanismos de pesquisa fornecendo informações específicas sobre as páginas, o que ajuda a definir o significado delas e levá-las a ativar recursos e melhorias especiais que serão exibidas em recursos mais avançados nos resultados da pesquisa.

O Google disponibilize uma grande variedade de dados estruturados no intuito de ajudar o seu negócio a melhorar sua taxa de clique, como por exemplo produtos, artigos, eventos, perguntas frequentes, vídeos, etc.

Google Caffeine

Em 2010, o Google lançou um novo sistema e infraestrutura de indexação chamado Caffeine, capaz de ingerir e coletar tudo o que for produzido pelo Googlebot, e adicioná-lo ao seu índice em segundos. Com ele, ganhou a capacidade de coletar sinais, indexar mais rápido e produzir resultados mais recentes a partir de um índice maior.

O Caffeine foi criado com a intenção de acompanhar a evolução da web e atender às crescentes expectativas dos usuários e proliferação de novas tecnologias, dispositivos, formatos de dados, etc.

Desempenho

Desde 2018, a velocidade de carregamento, que já era usada para pesquisas em computadores desde 2010, passou a ser também um fator de classificação para celulares e anúncios do Google.

O desempenho é um aspecto fundamental de uma boa experiência do usuário. Quando os sites ficam sobrecarregados, a velocidade de carregamento cai e leva à falta de resposta. Usuários só irão tolerar sites e aplicativos de baixo desempenho por um certo tempo antes de abandoná-los.

Otimizamos os principais pontos para melhorar o desempenho (velocidade de carregamento) do seu site:

  • Servidor (compactação, tempo de resposta, etc.)

  • Imagens (formatos, tamanhos, codificação, etc.)

  • Solicitações

    (JS, CSS, recursos, etc.)

  • Respostas servidor

    (erros, redirects, etc.)

  • Código (limpeza, minificação, execução, qualidade, etc.)

  • Renderização navegador

    (adiamento, remoção de bloqueios)

  • Cache e pré-carregamento

  • Conformidade (tecnologia obsoletas, boas práticas, etc.)

  • Uso de CDN

    (Rede de Distribuição de Conteúdo)

  • Formato AMP (Páginas Aceleradas para dispositivos Móveis)

Segurança

A segurança do site é algo que você precisa levar a sério. A proteção dos seus negócios online, ou a falta dela, pode impactar seus posicionamentos e afetar seu SEO. Existem Hackers procurando falhas em sites para prejudicar empresas e pessoas.

Vários pontos podem ser otimizados no seu site, no intuito de reforçar sua defesa, desempenho e SEO:

  • HTTPS / HTTP

    e conteúdo misto

  • HSTS

    (HTTP Strict Transport Security)

  • Links de origem cruzada inseguros

    (redirecionamentos abertos)

  • Links de recursos relativos a protocolo

  • Cabeçalho

    X-Content-Type-Options

  • Cabeçalho

    X-Frame-Options

  • Cabeçalho de política

    de referência segura

  • Cabeçalho de política

    de segurança de conteúdo

  • Tipo de conteúdo errado

    (tipo de conteúdo real / cabeçalho)

  • Política de privacidade

    e termos de uso

  • Informação de WhoIs

  • Vulnerabilidades de todo tipo (plug-ins, consultas inesperadas, etc.)

HTTPS

O HTTPS (protocolo HTTP com uma camada adicional de segurança SSL/TLS), além de mostrar claramente aos usuários nos seus navegadores que a proteção dos dados do site faz parte das suas prioridades e passar credibilidade, é também um sinal de classificação no Google desde 2014.

Infográfico

Infográfico Técnicas de SEO

Técnicas de SEO

Serviços relacionados

Projetos relacionados

Perguntas frequentes

Como indexar seu site no Google?

Ser listado nos resultados de pesquisa do Google é simples e gratuito. Geralmente, você nem precisa enviar seu site, a maioria dos sites é detectada e adicionada automaticamente pelos robôs conforme eles rastreiam a web.

O que são dados estruturados?

Dados estruturados são uma evolução padronizada do código-fonte de um site desenvolvido pela Schema.org. Esses dados adicionais permitem que os rastreadores entendam melhor seu conteúdo e enriquecem seus resultados de pesquisa.

O que é segurança digital?

A segurança digital ou cibersegurança, é um ramo da segurança de computadores relacionado à Internet e que consiste em verificar a não violação da confidencialidade, integridade, disponibilidade de autenticidade de documentos e dados pessoais.